top of page

Núcleo de Pesquisa do Galpão Cine Horto 2018 a 2020

Desde 2018 o Núcleo de Pesquisa em Cenografia do Galpão Cine Horto é coordenado pela Branca. Junto com os núcleos de dramaturgia, figurino e iluminação, o Núcleo de Cenografia foi criado para fortalecer o espaço de investigação teórico-prático em diversas áreas de conhecimento da criação cênica e da cultura, fomentando o intercâmbio entre artistas, estudantes e pesquisadores. Os núcleos destacam-se como iniciativas de formação e aperfeiçoamento artístico com caráter de continuidade e experimentação, em um ambiente de troca, promovendo o encontro, a proliferação de ideias e compartilhamento de referências.

Durante o Núcleo de Cenografia, que aconteceu no segundo semestre de 2018 e 2019 de maneira presencial e 2020 na versão online, foram desenvolvidas discussões e pesquisas a respeito da cenografia e suas possibilidades. Por meio de debates e exercícios sobre aspectos históricos, teóricos, técnicos e práticos, as turmas fizeram visitas técnicas, pesquisa de materiais, conversas com profissionais da área e experimentações. Ao final do curso, os alunos foram divididos em grupo para desenvolver e apresentar trabalhos práticos.

Os trabalhos finais são desenvolvidos a partir de diferentes demandas da cenografia, muitas vezes trazidas pelos próprios alunos e são sempre surpreendentes! Enquanto alguns grupos acompanham e colaboram com montagens de espetáculos reais, outros desenvolvem instalações, performances e video-arte criados por eles próprios.


Como no último ano não foi possível fazer a nossa tradicional "Mostra dos Núcleos" presencial no final do semestre, reunimos todos os trabalhos dos núcleos de Cenografia e Figurino em um instagram. Tem muuuita coisa legal, olha só:


POR ONDE

PASSAMOS

bottom of page